Pedra São Thomé

Do ponto de vista estético, a aplicação da pedra São Thomé no revestimento de fachadas, calçadas e garagens é sempre surpreendente, trazendo um ar de imponência e sofisticação.

A Pedra São Thomé é internacionalmente conhecida por sua beleza e versatilidade. Original do Brasil, a legítima pedra São Thomé é exclusivamente extraída na cidade mística de São Thomé das Letras, sul de Minas Gerais, por conta de suas características marcantes. Essa pedra decorativa é considerada um quartzito, já que a composição da pedra São Thomé é formada a partir da recristalização de arenito que forma os grãos de quartzo. Atérmica, antiderrapante, resistente e de uma estética única, ela ainda consegue entregar um aspecto de neutralidade, que possibilita a aplicação da pedra São Thomé nos mais variados ambientes, tanto na área interna, como na área externa de imóveis.

Foi a partir da década de 70 que a pedra São Thomé ganhou mais popularidade - consequentemente, a cada ano, mais pessoas aderiram ao uso da pedra decorativa em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Em 1990 ocorreu um grande boom de exportação de pedra São Thomé, fazendo com que sua fama superasse o território nacional, tornando o Brasil líder de exportação do material. De alguns anos pra cá, as tendências de arquitetura foram renovando a aplicabilidade da pedra São Thomé, trazendo atualizações com criatividade em sua instalação. O resultado disso é inconfundível: a pedra São Thomé faz uma verdadeira transformação estética e funcional nos ambientes.


Esse entusiasmo na aplicação de pedra São Thomé pode ser facilmente explicado por conta de suas características que a tornam tão especial. Um dos pontos de maior benefício da pedra São Thomé é a possibilidade da aplicação em diferentes cortes e cores.


O preço da pedra São Thomé também acaba sendo um atrativo: por ser um material nacional, é possível encontrar opções acessíveis, a depender da variação de cor, volume e tamanho. Importante ressaltar que, dependendo da pedreira onde é extraída, a pedra São Thomé pode apresentar mais ou menos porosidade. Outra grande capacidade do material é a sua dureza, que reflete diretamente na alta resistência da pedra quando está em atrito, tanto na aplicação em pisos, como na exposição intensa ao Sol e à chuva.


Do ponto de vista estético, a aplicação da pedra São Thomé no revestimento de fachadas, calçadas e garagens é sempre surpreendente, trazendo um ar de imponência e sofisticação. Outra aplicação bastante popular é a pedra São Thomé ao redor da piscina, quintal e áreas de lazer no geral, por conta de sua alta capacidade na absorção de água, diminuindo o risco do piso ficar escorregadio, o que evita, de forma eficaz, quedas e outros acidentes.


Atualmente é possível perceber também uma grande tendência do uso criativo da pedra São Thomé, que vem sendo considerada em diversos pontos de destaque dos imóveis, valorizando a área interna. Sua neutralidade faz com que sua aplicação seja atemporal, ou seja, é possível fazer com que o material acompanhe as mudanças de decoração do imóvel, sem interferir no resultado estético como um todo.


Tamanhos de pedra São Thomé


A pedra São Thomé é comercializada em formatos quadrados e irregulares. Este é justamente um dos grandes benefícios da escolha da pedra São Thomé, a possibilidade de ousar nos tamanhos.


Os cortes mais populares da pedra São Thomé são em filete serrado, mosaico, mosaico 3D, lajões (geralmente utilizados em escadas), caco e cacão - vendidas por metro quadrado ou tamanho padrão. Entre as variações da pedra São Thomé, as mais clássicas são as seguintes medidas: 57x57, 47x47, 37x37, 30x30, 27x 57, 22x47, 17x37, 18x37 e 15x30.


É fato: os projetos arquitetônicos com aplicação de pedras decorativas ganham automaticamente um ar de originalidade, traduzindo a identidade dos moradores através dos detalhes na decoração. Neste sentido, a pedra São Thomé permite uma infinidade de possibilidades, por meio de seus variados cortes e cores. Por exemplo, o filete serrado de pedra São Thomé apresenta comprimento irregular, geralmente com altura padronizada entre 3 a 5 cm - este é um tipo de corte mais fino, ideal para revestir ambientes externos ou internos, como paredes de salas, muros, fachadas, lavabo, cascatas, lareiras e onde mais a imaginação mandar! É essa espessura do filete serrado de pedra São Thomé é irregular, o que torna o material ainda mais rústico e elegante.


A pedra São Thomé em tamanhos quadrados e retangulares pode ser a escolha ideal para varandas e áreas externas, já que apresenta encaixe mais prático para harmonizar o projeto. O lajão de pedra São Thomé, geralmente em cortes de 1m, 1,20m, até 1,50m, são utilizados para indicar caminhos, formando degraus até a entrada da casa, por exemplo. Outra sugestão muito aplicada por nossos clientes é o caco e/ou o cacão de pedra São Thomé - perfeitos para oferecer aquele ar campestre em espaços gourmets em geral, mas também embelezando aquele caminho de jardim na área externa.


Já o mosaico de pedra São Thomé é considerado um formato de corte mais moderno, que valoriza instantaneamente fachadas, muros e para o destaque em paredes específicas.


A pedra São Thomé para a área de piscina também é uma escolha muito assertiva, considerando que a superfície do material é mais áspera, atérmica e eficiente na absorção de água. Portanto, considere também a aplicação da pedra São Thomé em bordas de piscina, degraus e até mesmo grelhas do quintal, com um ótimo acabamento estético! Aliás, um dos grandes diferenciais de Nacional Rei das Pedras é a produção própria destes itens, sob medida para o projeto do cliente.


Cores de Pedra São Thomé


Por ser um material natural, a pedra São Thomé apresenta variação em suas cores, sendo as mais clássicas: pedra São Thomé branca, pedra São Thomé amarela, pedra São Thomé mesclada e pedra São Thomé rosa. Nacional Rei das Pedras trabalha com a pedra São Thomé branca, que varia entre um tom gelo acinzentado, e a pedra São Thomé amarela, que varia entre os tons mais claros ao mais amarronzado. A pedra São Thomé branca é um material que garante a aplicação de um estilo mais clássico, sofisticado e atemporal - nunca sai de moda! Além disso, essa coloração mais esbranquiçada da pedra São Thomé, quando instalada, oferece aquela sensação de amplitude e leveza, fazendo total harmonia com os mais variados estilos de decoração. Já a pedra São Thomé amarela costuma ser muito utilizada para compor ambientes com a decoração mais rústica, dependendo do gosto pessoal dos moradores, sempre levando em consideração o que será aplicado no entorno da composição. Nacional Rei das Pedras trabalha com a pedra São Thomé nas seguintes variações:


Pedra São Thomé branca*

Pedra São Thomé amarela*


*Por ser um material natural, as cores de pedra São Thomé variam de lote para lote. Visite nosso estoque para escolher pessoalmente o lote de pedra São Thomé que mais agrada.


Importante: por sua própria origem, as pedras naturais estão sujeitas à variação de cor, tonalidade, veios, ranhuras e outros desenhos que se formam ao longo do tempo, a depender do local de extração. Essa é uma particularidade única, que torna as pedras exclusivas a cada aplicação e que faz parte de sua característica na comercialização dos materiais. Para os clientes que desejam olhar de perto antes de escolher, a Nacional Rei das Pedras possibilita a visita direto no estoque! Vale ressaltar: lembre-se que essas alterações são atributos inerentes às pedras naturais, independentemente do local de origem.


Assentamento Pedra São Thomé


Em busca de um resultado mais harmônico e funcional, é recomendado que o assentamento da pedra São Thomé seja feito por profissional com experiência. A instalação da pedra São Thomé é feita por meio de argamassa ACIII e uma mistura de outros materiais, dependendo da conduta de cada profissional.


Impermeabilização da pedra São Thomé


A pedra São Thomé é um material natural. Além da variação de cor inerente à própria característica da pedra, após a aplicação pode ocorrer mudanças sutis no tom do produto. Isso porque, ao entrar em contato com a massa do assentamento, a pedra pode absorver parte dos líquidos e sofrer um escurecimento. Como forma de evitar esse tipo de transformação, recomendamos que seja feito um trabalho atencioso de impermeabilização do material em duas etapas. Funciona assim: o profissional instalador aplica um produto específico nas placas de pedra antes e depois do assentamento, blindando a pedra contra a absorção dos líquidos. Importante: esse é um cuidado exigido na aplicação da pedra São Thomé branca, a pedra amarela não apresenta essa necessidade. Para mais informações, entre em contato com o atendimento da Nacional Rei das Pedras.


Pedra Block


Impermeabilizante aplicado na parte inferior das pedras para evitar manchas decorrentes de umidade, aplicar antes do assentamento.


Cuidados e higienização da pedra São Thomé


A pedra São Thomé tem baixa manutenção. Portanto, uma limpeza de rotina já é o suficiente para deixar a pedra sempre bonita. Utilize vassouras com cerdas macias e sabão neutro diluído em água. Dispense o uso de ferramentas abrasivas e de produtos químicos corrosivos direto na pedra, como solvente, querosene e/ou removedores em geral, a fim de evitar manchas.


Remofácil - ALD (Limpeza pesada alcalino)


Detergente concentrado indicado para remoção de manchas e sujidades na pedra São Thomé, sem danificar o material.


Diferenciais da Pedra São Thomé da Nacional Rei das Pedras


Atérmica, antiderrapante, resistente e de uma estética única, a Pedra São Thomé consegue entregar um aspecto de neutralidade, que possibilita a aplicação nos mais variados ambientes.
Atérmica, antiderrapante, resistente e de uma estética única, a Pedra São Thomé consegue entregar um aspecto de neutralidade, que possibilita a aplicação nos mais variados ambientes.

A pedra São Thomé da Nacional Rei das Pedras é a original da cidade mineira de São Thomé das Letras. Trabalhamos com os melhores fornecedores, com garantia de qualidade em todas as etapas, da extração à entrega. Além disso, a loja oferece cortes sob medida de pedra São Thomé para borda de piscina, cortes sob medida de pedra São Thomé para degraus (lajões) e cortes sob medida de pedra São Thomé para grelhas, sendo um ótimo acabamento para o quintal.


Esse é, sem dúvidas, um grande diferencial para quem está construindo. Os clientes da Nacional Rei das Pedras podem também visitar pessoalmente o estoque, a fim de escolher o lote que mais agrada, visualizando as variações de tons e texturas bem de perto.


Outro diferencial na comercialização da pedra São Thomé, é a pontualidade e organização na entrega. Nacional Rei das Pedras conta com frota própria de veículos que rodam quilômetros em Sorocaba e região.


Em relação ao preço da pedra São Thomé, oferecemos o melhor custo x benefício para o seu projeto ficar do jeito que você sempre sonhou!


Contamos também com equipe de atendimento especializada, que oferece suporte do início ao fim da sua experiência. Nacional Rei das Pedras tem o maior estoque de pedras à pronta entrega da região!


Ambientação da pedra São Thomé

A equipe da Nacional Rei das Pedras diz que se a pedra São Thomé fosse uma pessoa, seria uma mulher mística, conectada com a espiritualidade e muito transparente em suas convicções e valores. Sem dúvidas, o equilíbrio é o principal ponto forte da pedra São Thomé. A aplicação da pedra São Thomé tem a característica única de aproximar os moradores da natureza. Dica: a pedra São Thomé aplicada no projeto arquitetônico pode ficar ainda mais harmônica em conjunto de uma ambientação com aplicação de paisagismo e elementos em madeira. Inspiração: confira alguns exemplos de aplicação de pedra São Thomé da Nacional Rei das Pedras.



Sem dúvidas, o equilíbrio é o principal ponto forte da pedra São Thomé.
Sem dúvidas, o equilíbrio é o principal ponto forte da pedra São Thomé.


A aplicação da Pedra São Thomé tem a característica única de aproximar os moradores da natureza.
A aplicação da Pedra São Thomé tem a característica única de aproximar os moradores da natureza.


Outra aplicação bastante popular é a pedra São Thomé ao redor da piscina, quintal e áreas de lazer no geral, por conta de sua alta capacidade na absorção de água, diminuindo o risco do piso ficar escorregadio, o que evita, de forma eficaz, quedas e outros acidentes.
Outra aplicação bastante popular é a pedra São Thomé ao redor da piscina, quintal e áreas de lazer no geral, por conta de sua alta capacidade na absorção de água, diminuindo o risco do piso ficar escorregadio, o que evita, de forma eficaz, quedas e outros acidentes.

whats1.png