Pedra Ardósia

A aplicação de pedra Ardósia traz também uma energia de tranquilidade e harmonia, como se fosse possível transpor um pedacinho da natureza para dentro de casa.

Fato: a pedra Ardósia vai conquistar um espaço especial no projeto arquitetônico do seu imóvel - e nós podemos provar! Seja pedra Ardósia Ferrugem ou pedra Ardósia tradicional, o importante mesmo é destacar que essa é uma escolha assertiva para quem busca um acabamento funcional, que também oferece um ar urbano e moderno às construções. A aplicação de pedra Ardósia traz também uma energia
de tranquilidade e harmonia, como se fosse possível transpor um pedacinho da natureza para dentro de casa. Além disso, vale ressaltar que a pedra Ardósia é uma aliada para a aplicação em pisos que pedem alta resistência, principalmente quando são alocados materiais pesados na ambientação.

Do francês "Ardoise", a pedra Ardósia foi conhecida também como "pedra lousa", por ser utilizada em quadros para facilitar a aprendizagem. Historicamente, podemos observar diversas construções centenárias com detalhes em pedra Ardósia, conservadas até a atualidade, como castelos medievais e capelas, por exemplo.


Na atualidade, o Brasil é um dos maiores fornecedores de pedra Ardósia, com exportação para diversas regiões do mundo. Só o Estado de Minas Gerais é responsável por mais de 90% de toda a produção nacional, segundo dados oficiais. Nos mercados norte-americano, europeu e asiático, a pedra Ardósia é altamente valorizada, sendo considerada um revestimento sofisticado, especialmente quando combinado com outros elementos de mesma afinidade estética, como um painel ou piso de madeira, detalhes em metais, como o aço, tecidos de cortina sofisticados, disposição de tapeçarias, entre outros que podem casar de forma harmônica.


Entre as principais características funcionais da pedra Ardósia, destacamos a sua baixíssima absorção de água, que dificulta o acúmulo de sujeira, um aspecto muito bem-vindo para diminuir a frequência de manutenção e limpeza, tornando o dia-a-dia mais prático. Outro diferencial da pedra Ardósia é a sua ação térmica: ela atua bloqueando e retendo o calor, deixando o ambiente muito mais fresco. Logo,

para quem está de olho na Ardósia, considere de primeira a aplicação em paredes ou pisos internos. Já na área externa, a recomendação é a instalação em fachadas e telhados, até mesmo atuando como forma de reduzir a temperatura no interior do imóvel. A pedra Ardósia não é aconselhada em áreas externas de exposição direta ao Sol, como calçadas, ao redor da piscina, ou passadeiras. Isso porque, quando molhada, a pedra Ardósia fica escorregadia, além de absorver muita temperatura. Ainda assim, se o cliente optar pela instalação da Ardósia na área externa, sugerimos o acabamento rústico, que oferece maior tração.


Resumindo, o resultado da aplicação da pedra Ardósia é a composição de um ambiente único e marcante. Aliás, o uso da pedra Ardósia vem sendo positivamente recebido por profissionais da arquitetura, decoração e paisagismo, sendo capaz de proporcionar sensações que são percebidas à vista, mas também na rotina dos moradores.


Na área da construção civil, ela é uma pedra decorativa muito requisitada para a instalação em ambientes externos ou internos, desde fachadas, paredes, tampos, prateleiras de dispensa ou escritório, lavabos, salas, degraus, entre muitas outras aplicações. Toda essa versatilidade é explicada pelo fato de que a pedra Ardósia traz uma beleza rústica, tem excelente aplicabilidade e ainda apresenta um ótimo custo x benefício aos investidores.


Tamanhos de Pedra Ardósia


A Nacional Rei das Pedras propõe variadas opções de cortes da pedra Ardósia para comercialização. A pedra Ardósia cinza é oferecida em cortes sob medida para bancadas, soleiras, pingadeiras e prateleiras de dispensa ou escritório. Para a aplicação da pedra Ardósia no piso, disponibilizamos nas seguintes medidas: 40x40cm, 30x30cm, 20x40cm, 15x30cm.


Da pedra Ardósia ferrugem, dispomos nas medidas padrão 10x10cm, 20x20cm, 10x20cm, especialmente para assentar na parede, em formato 3D com esses cortes ou escolhendo um tamanho único para a instalação. Outra possibilidade muito procurada é a instalação da pedra Ardósia com acabamento rústico em degraus de escada, pelo ótimo custo x benefício.


Cores de pedra Ardósia


Falar em coloração da pedra Ardósia, significa falar também de sua formação e

origem. A Ardósia é uma rocha metamórfica, formada a partir da transformação da

argila, passando por inúmeros processos de resfriamento e pressão ao longo dos


séculos. A composição da pedra Ardósia apresenta minerais como quartzo, muscovita, mica, clorita, grafita, turmalina, titanita, entre outros. Por conta dessa formação orgânica, é normal que nenhum lote de pedra seja idêntico ao outro - e essa é justamente a beleza da pedra natural!


Em todos os estilos, o que temos de resultado na aplicação é uma pedra altamente resistente, com cores, texturas e padrões únicos, diferenciados de acordo com o local de sua extração. Os mais criativos podem abusar das variações da Ardósia, tanto em cores, como em acabamentos. Tem Ardósia verde, vinho, preta, grafite, cinza, ferrugem, rústica, envelhecida, polida - e por aí vai! Uma curiosidade: a

Ardósia ferrugem é a pedra que sofreu uma variação por um processo natural de oxidação, por conta da impregnação de óxidos e hidróxidos de ferro. É um dos estilos mais ousados, capaz de criar ambientes surpreendentes. Interessante, né?


Nacional Rei das Pedras trabalha com a pedra Ardósia nas seguintes variações:


Pedra Ardósia Cinza*


Pedra Ardósia Ferrugem*


*Por ser um material natural, as cores de pedra Ardósia variam de lote para lote. Visite nosso estoque para escolher pessoalmente o lote de pedra Ardósia que mais agrada.


Importante: por sua própria origem, as pedras naturais estão sujeitas à variação de cor, tonalidade, veios, ranhuras e outros desenhos que se formam ao longo do tempo, a depender do local de extração. Essa é uma particularidade única, que torna as pedras exclusivas a cada aplicação e que faz parte de sua característica na comercialização dos materiais. Para os clientes que desejam olhar de perto antes

de escolher, a Nacional Rei das Pedras possibilita a visita direto no estoque! Vale ressaltar: lembre-se que essas alterações são atributos inerentes às pedras naturais, independentemente do local de origem.


Assentamento pedra Ardósia


A pedra Ardósia é muito utilizada como piso, revestimento de parede, ou em cortes sob medida para a aplicação em soleira, prateleira de dispensa ou escritório e até mesmo no peitoril de varandas. Essa versatilidade faz com que a questão do assentamento da pedra Ardósia também apresente variações. Por ser um revestimento pesado, é recomendado que a instalação da pedra Ardósia seja realizada em uma base reforçada.


A depender do corte a ser instalado, o assentamento da pedra Ardósia pode exigir a necessidade de mais de uma pessoa trabalhando, por conta do seu peso. O assentador vai preparar uma argamassa feita à base de cimento e outros componentes, dependendo das condições do local e conduta de cada profissional. É recomendada a contratação de mão-de-obra especializada, já que a garantia de um

excelente resultado estético implica diretamente em conhecimento técnico.


Impermeabilização da pedra Ardósia


A pedra Ardósia é naturalmente impermeável. Ainda assim, sabemos que a pedra Ardósia não impede 100% a absorção de água. Por isso, algumas pessoas optam pela impermeabilização da pedra Ardósia, no intuito de proteger quanto ao excesso de líquidos. A impermeabilização da pedra Ardósia pode também ressaltar ainda mais a beleza natural do material, prolongando sua durabilidade no imóvel. Outro fato importante é que as pessoas que optam pela Ardósia costumam passar cera ou resina no piso, para destacar o brilho da pedra e evitar manchas.


Oleofugante


Impermeabilizante para a pedra Ardósias - não forma película e não altera a cor do revestimento.


Pedra Viva


Caso o cliente prefira um acabamento mais brilhoso e envernizado, é possível recorrer ao impermeabilizante Pedra Viva, que realça e dá brilho à pedra Ardósia.


Cuidados e higienização da pedra Ardósia


Não se preocupe, a pedra Ardósia apresenta baixíssima manutenção. Para a limpeza da pedra Ardósia, recomendamos o uso de pano úmido e sabão neutro, dispensando totalmente o uso de produtos químicos. Recorra também ao aspirador de pó para a manutenção de rotina, especialmente no revestimento de piso, se preferir utilizar vassoura, escolha um modelo de cerdas macias para a faxina.

Importante: não utilize material abrasivo ou líquidos concentrados, que podem danificar ou causar riscos e/ou manchas na pedra Ardósia.


Remofácil - ALD (Limpeza pesada alcalino)


Detergente concentrado indicado para remoção de manchas e sujidades na pedra Ardósia, sem danificar o material.


Diferenciais da Pedra Ardósia da Nacional Rei das Pedras


Nacional Rei das Pedras oferece variedade nos tamanhos de pedra Ardósia, com estoque sempre abastecido - trabalhamos com fornecedores de alta qualidade, direto de Minas Gerais! Por meio de entrega limpa, ágil e organizada, é possível receber o lote de pedra Ardósia diretamente na sua obra. Outro diferencial é a possibilidade de visita em nosso estoque, para ter a certeza da qualidade na

escolha dos materiais.


A pedra Ardósia da Nacional Rei das Pedras é uma das melhores em custo x benefício da região, com valor acessível para aplicação nos mais variados locais.


Dica: combine a pedra Ardósia com outros modelos de pedra natural, como a Miracema ou Madeira, por exemplo - o resultado final vai ser um ambiente de desconexão da rotina, e ainda com redução do valor final da obra! Aproveite para conversar sobre essa e outras possibilidades com a nossa equipe de atendimento especializada, que oferece suporte do início ao fim da sua experiência.


Ambientação da Pedra Ardósia


Se a pedra Ardósia fosse uma pessoa, sem dúvidas seria aquela mulher que surpreende por suas múltiplas habilidades, alguém que valoriza a praticidade, sem perder a classe e a elegância! Brincadeiras à parte, é totalmente possível utilizar a pedra Ardósia de forma criativa em projetos que vão até o mais alto padrão.


Recentemente, feiras de design de interiores e outras exposições de arquitetura nacionalmente reconhecidas fizeram o uso da pedra Ardósia na área interna e externa, em formato de cacão para pisos, em detalhes na cozinha, em nichos de banheiro e lavabos, entre diversas outras aplicações. As possibilidades são tantas, que tem restaurantes renomados utilizando placas de pedra Ardósia na mesa posta, uma alternativa funcional e esteticamente sofisticada para apresentar receitas da mais alta gastronomia. Interessante, né? Inspiração: confira alguns exemplos de aplicação de pedra Ardósia da Nacional Rei das Pedras.

whats1.png